Autor: Arthur Conan Doyle
Sinopse:
Sherlock Holmes é o detetive mais amado de toda a literatura policial. Este primeiro volume de suas façanhas traz os 12 contos que compõem As Aventuras de Sherlock Holmes, entre eles:
Sherlock Holmes é o detetive mais amado de toda a literatura policial. Este primeiro volume de suas façanhas traz os 12 contos que compõem As Aventuras de Sherlock Holmes, entre eles:
-Escândalo na Boêmia;
-As cinco sementes de laranja;
-A banda malhada;
-O Diadema de Berilos
-e mais!
Resenha
Queridos leitores! É com grande satisfação que venho escrever esta resenha. Já inicio dizendo que foi uma ótima leitura. Essa edição está fantástica e faz o leitor se transportar para o cenário de tantas aventuras. Mas vamos por partes!
Achei a capa bem bonita, assim como a diagramação de todo o livro. Na capa temos várias informações, onde podemos ver que esse volume contém os contos. Essa coleção contém 9 volumes, 5 deles possuem contos e 4 possuem romances. Na capa temos também o nome dos responsáveis pela edição e notas e pela introdução, Leslie S. Klinger e John Le Carré respectivamente.
Cada espaço do livro é aproveitado com notas e referências, o que achei encantador. Na introdução somos ambientados no contexto da época de Sherlock Holmes e também sobre a vida de Arthur Conan Doyle e John H. Watson. Após essa riquíssima introdução, os contos são apresentados. Eles são narrados pelo Dr John H. Watson, amigo de Holmes. A narrativa é bem fluida e vários outros casos já solucionados são citados em meio aos contos, temos várias notas de texto ao fim de cada conto explicando várias referências e também nomes de objetos e expressões da época. Algumas dessas notas contém questionamentos de membros de sociedades Sherlokianas, que tentam explicar cada aspecto dos contos com a premissa de que eles se tratam de histórias reais. Além disso, o livro conta com inúmeras ilustrações, o que ajuda mais ainda o leitor a compreender o contexto das cenas.
Gostei bastante de todos os contos, a maneira com que Watson narra suas aventuras com a amigo é bem agradável e nos permite acompanhar o modo peculiar com que Holmes desvenda os mistérios. Senti como se Watson estivesse representando os leitores, pela maneira com que tentava acompanhar as deduções do amigo e pedia explicações quando não lhe parecia claro. Além disso vemos que o próprio Watson evolui em suas observações, e o leitor tem a mesma sensação, a cada conto, onde cada vez mais acompanha o raciocínio do admirável Holmes.
Outros aspectos que me agradaram nos contos era a maneira com que Holmes se envolvia, muitas vezes querendo fazer justiça e outras tendo compaixão, e também seu interesse pelos casos que pareciam estranhos e inexplicáveis. Isso também é ressaltado por meio de uma nota no início de cada conto.
Gostaria de falar mais sobre os contos, mas não quero dar spoilers. Se surpreender a cada linha torna essa leitura ainda mais prazerosa.
Algumas pessoas podem achar a introdução cansativa. Nesse caso aconselho começar pelos contos, e estes provavelmente irão despertar o interesse por mais informações sobre a época e os personagens.
Os contos presentes no livro são:
-Escândalo na Boêmia;
-A Liga dos Cabeças Vermelhas;
-Um caso de identidade;
-O mistério do vale Boscombe;
-As cinco sementes de laranja;
-O homem da boca torta;
-O Carbúnculo Azul;
-A banda malhada;
-O polegar do engenheiro;
-O nobre solteirão;
-O Diadema de Berilos;
-As Faias Acobreadas.
Livro ótimo, que já está entre os favoritos. Indicado para fãs mais antigos de Holmes e também para os que desejam conhecer esse incrível detetive e seus métodos. Um livro completo em vários aspectos!
Um grande beijo para você querido leitor e obrigada por ler esta resenha! Comenta aí o que achou! Sugestões de leitura são bem vindas! Até a próxima.
Muuitooo bom.
ResponderExcluirUm beijo e uma mordida na bochecha pra vc ;D
Obrigada por comentar e por emprestar o livro, kkk
ExcluirSem você não teria feito essa resenha!
Um beijo com coração pra você :* <3