Título original: Moana 2
Gênero: Aventura; animação
Direção: David G. Derrick Jr., Jason Hand, Dana Ledoux Miller
Elenco: Any Gabrielly, Auli'i Cravalho, Saulo Vasconcelos
Notinha: 3,5/5
SINOPSE
Sequência da já clássica animação musical da Disney, Moana 2 acompanha o reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.
CRÍTICA
A esperada sequência de um dos melhores e mais queridos filmes dos últimos tempos do estúdio do ratinho chega as telonas, prometendo superar e expandir (esse conceito é fundamental na história) o universo da nossa navegadora preferida dos mares a fora.
A história atual se passa apenas três anos após a primeira vez que a Moana se aventurou pelos mares mas essa sequência não tem o mesmo ritmo e profundidade que seu antecessor, senti essa diferença logo nos primeiros trinta minutos do filme, tem carisma, cenas engraçadas e algumas respostas mas os dilemas são outros, parecem terem sido diluídos por isso me pareceu menos atraente. Ainda é visualmente muito bonito, bem dirigido e divertido mas como alguém que amou o original não digo com alegria isso, mas não há superação do de 2016. Os conflitos nele são mais bem construídos e isso facilita a identificação do grande público, a saga dela anterior era interna e externa, coube tantas boas metáforas e reflexões e no atual alguns elementos chave não foram tão bem aproveitados como anteriormente.
O que se mantém em alta qualidade é a trilha sonora que encanta e envolve a trama, já tenho até meu solo preferido!
Os novos personagens também contribuem para tornar a trama mais interessante e divertida com destaque para a irmãzinha da Moana que é uma fofura e rouba a cena sempre que surge, o trio de amigos que a acompanha na nova aventura é eclético e divertidíssimo e se junta já conhecido duo de sucesso Moana&Maui nosso semideus preferido(com todo respeito ao Hércules) garantem boas sequência de ação e aventuras mar adentro.
No meu entendimento entre o primeiro e segundo ato falta alguma coisa que envolva, que prenda e atenção e encante ao passo que a história se desenvolve mas isso não quer dizer que é descartável, só não está no mesmo nível do qual estávamos acostumados eu diria assim. Pode ser a maldição das sequências que dificilmente superam seus filmes originais, mas para o grau de expectativas a esse filme deixa a desejar apesar de que ainda estão lá muitos dos elementos que nos fizeram nos apaixonar em primeiro lugar, você só precisa perceber. Vai ser uma decisão muito pessoal aqui, e essa é a minha!
Algo muito bacana e admirável é o esforço artístico (ilustrações, cores e etc), na história (roteiro), na trilha sonora em trazer para dentro do filme elementos da história do povo polinésio, das suas histórias e cultura de conexão com os oceanos como um legado para o mundo, é uma maneira muito bacana de lançar uma luz numa cultura e reconhecer seu devido valor. Fica desde o início da saga uma mensagem muito bonita de respeito, conexão e codependência entre humanos e as águas, e num momento tão sensível do mundo com dificuldade em cuidar das nossas águas e habitar o planeta em harmonia com os demais seres vivos é no mínimo louvável levantar-se essa bandeira de comunhão entre os povos e os bens naturais que a natureza nos dá gratuitamente. Talvez apenas por isso se justifique essa sequência sem considerar os elementos mercadológicos e criativos.
A trama tem suas falhas e faltas mas onde ela acerta, é notório e inegável os pontos que se destacam positivamente!
Uma última coisa: TEM CENA PÓS CRÉDITOS viu?! Não vai dizer que não foi avisada (o)
Nenhum comentário:
Postar um comentário